Associação Portuguesa de Enfermagem Forense - Enfermeiros que cuidam para que se faça justiça.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Membro Honorário

A Associação Portuguesa de Enfermagem Forense, tornou membro honorário da associação a Profa Virginia Lynch

IAFN

A APEFORENSE,é representante oficial da International Association of Forensic Nurses, em Portugal. A IAFN, é a entidade internacional que regula a enfermagem forense.

inscrição de sócio

sábado, 27 de agosto de 2011

Enfermagem Forense


Aplica abordagem especifica e planos de cuidados baseados nas condições definidas pelo sistema judicial:
O que constitui crime
Intenção  ou não de cometer crime
O efeito do crime na vitima, no agressor, família e na comunidade
Doença mental relacionada com as vitimas de crime e agressores
Tipos de serviço de reabilitação disponíveis

ENFERMAGEM FORENSE


  • Aplicação da ciência de enfermagem aos procedimentos legais
  • Combina a teoria e os conceitos da ciência forense com as teorias psicológicas, biológicas, sociais e os conceitos da enfermagem
  • Capacidade para realizar investigação cientifica
  • Capacidade para identificar, recolher e preservar vestigios

CURSO - FORENSIC NURSE EXAMINER

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ENFERMAGEM FORENSE

A ciência da Enfermagem Forense combina o conceito geral da enfermagem com o princípio das ciências forenses tradicionais. Providencia serviço directo às vítimas, ofensores e a todos aqueles que testemunham actos de violência, num contexto clínico forense, aplicando a ciência forense na prestação de cuidados de saúde.
O enfermeiro forense identifica, intervém e avalia as situações de trauma, doença e morte. Documenta, preserva e recolhe os vestígios, para determinar apoio jurídico e cuidados à vítima. A violência e o trauma subsequente são hoje reconhecidos como um grave problema de saúde em todo o mundo.
Os profissionais de saúde enfrentam actualmente desafios que assentam na protecção legal das vítimas, na protecção civil e dos direitos humanos. Até prova em contrário, todas as situações que envolvem vítimas de trauma são consideradas casos forenses até que o devido esclarecimento permita a exclusão.
Atendendo à promoção do desenvolvimento, qualificação, actualização e aperfeiçoamento, inseridos no contexto diferencial e evolutivo da prática de enfermagem, e a par da defesa dos direitos e deveres dos enfermeiros, nasce a Associação Portuguesa de Enfermagem Forense.