Associação Portuguesa de Enfermagem Forense - Enfermeiros que cuidam para que se faça justiça.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Comunicado: Memorando DPDL

Exmos (as). Senhores (as)

A APEFORENSE, analisou o memorando emitido pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, sobre a sua atividade
no primeiro trimestre do corrente ano, de onde se podem extrair dados referentes aos inquéritos realizados e que
nos indicam o seguinte:
• Violência contra idosos: 45 inquéritos
• Crimes contra crianças (não natureza sexual): 129 inquéritos
• Violência doméstica: 2256 inquéritos
• Crimes contra liberdade e autodeterminação sexual de menores: 159 inquéritos

Poderemos concluir que existiram pelo menos 3,2 casos/dia de crimes contra crianças, e cerca de 25 casos/dia de violência doméstica. Estamos a falar de casos reportados. A Apeforense mais uma vez entende que os enfermeiros forenses podem ter um papel de extrema importância, na identificação, preservação de vestígios e encaminhamento destes casos. Assim como nos restantes casos de violência interpessoal que todos os dias ocorrem e que muitas vezes não são identificados e/ou reportados. Pretendemos trabalhar em prol das vítimas, para uma qualidade de cuidados. Já por diversas vezes nos disponibilizamos para colaborar com as instituições judiciais e de investigação criminal, uma vez que os enfermeiros são na maior parte dos casos, os primeiros profissionais de saúde a abordarem estas vitimas, quer seja no ambiente pré hospitalar, hospitalar e cuidados de saúde primários. Os enfermeiros forenses, são enfermeiros com formação específica, que lhes confere competência para abordarem estas vítimas no contexto médico-legal e assim colaborar, para que se faça justiça. A nossa convicção é que deveriam existir pelo menos 2 enfermeiros forenses em cada unidade hospitalar, para que existisse um apoio a
todas as vítimas de violência 24h/dia. Só nos resta esperar a oportunidade para dar o nosso contributo, porque entendemos ser muito importante uma abordagem multidisciplinar.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Regulamento para Submissão de Comunicações Científicas para o “Seminário – Enfermagem Forense – Uma Realidade”

DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES/POSTERS: 15 de Setembro de 2014

Para partilhar as suas ideias, investigações e experiências relevantes na área da enfermagem forense, convidamos todos os interessados a apresentar um resumo de comunicação científica. Os resumos deverão adequar-se aos princípios estabelecidos pela Comissão Científica e incluir: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões, bem como as fontes e bibliografia.
Poderão ser submetidos dois formatos de comunicações para apresentação:
1 – Comunicação Oral – 10 minutos de apresentação, com tolerância de 2 minutos e um limite máximo de 15 minutos de discussão, no final de cada módulo.
2 – Poster – apresentação em formato de papel com 90 cm de largura por 120 cm de comprimento, com conteúdo visível a 1,5m de distância.
O formato pretendido para a apresentação deve ser claramente identificado no ato da candidatura da comunicação.
As comunicações a apresentar devem ser originais e inéditas, redigidas em português. Os conteúdos das comunicações são da inteira responsabilidade dos seus autores.
O número de autores de cada comunicação/ poster não poderá ser superior a cinco. Cada autor não poderá estar incluído em mais de duas comunicações. Apenas um máximo de dois autores da comunicação poderão ser preletores e cada preletor não poderá apresentar mais de uma comunicação.
No ato de candidatura da comunicação devem estar identificados os autores que irão apresentar a comunicação.
Todas as comunicações têm de ser submetidas à APEFORENSE, através do email: apeforense@gmail.com.
O resumo de cada comunicação não deverá exceder os 2500 caracteres. Não serão aceites resumos manuscritos. E depois de apresentados os resumos não podem ter correções ou revisões.
A aceitação ou recusa do resumo será confirmada até ao dia  25/09/2014.
Todos os autores das comunicações aceites têm de estar inscritos no seminário até ao dia 09/10/2014. As comunicações aceites serão eliminadas do programa se não for cumprido o prazo de inscrição. Os autores devem indicar o nome completo, endereço, telefone e contato email, no ato da candidatura da comunicação.
Os autores das comunicações orais aceites, deverão submeter até dia 05/10/2014 a versão definitiva da apresentação em formato powerpoint.
Os autores dos posters aceites deverão submeter até dia 05/10/2014 o ficheiro da maqueta do poster em formato powerpoint. Estes terão cinco minutos para os apresentar, em hora a combinar pela Comissão Científica, durante o evento.
A Comissão Organizadora reserva-se ao direito de publicar qualquer resumo das comunicações aceites para apresentação.
A seleção dos resumos será da responsabilidade da Comissão Científica, cuja decisão é final, não havendo lugar a reclamações.
Os pósteres deverão ser expostos até às 9h do dia do seminário, de forma a não impedir a pontualidade no início dos trabalhos e poderão ser levantados imediatamente após o encerramento do evento.

A Comissão Organizadora irá atribuir prémios às três melhores comunicações orais e aos três melhores posters.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO

No dia Internacional do Enfermeiro, queríamos prestar a nossa homenagem à "mãe da enfermagem forense", falamos da Virgínia Lynch. Importa referir que em 1986, esta enfermeira pela primeira vez na nossa história, defendeu uma tese de mestrado sobre uma área da enfermagem que em 1990 veio a ser reconhecida como extremamente importante. Em 1992, a Associação Americana de Enfermagem, reconhece a enfermagem forense como uma especialidade. Hoje, falamos da enfermagem forense como uma ciência forense. Se hoje existimos enquanto ciência forense, devemos isso à Virgínia Lynch. Também em Portugal a Virgínia Lynch deu o seu contributo para o desenvolvimento da enfermagem forense, e a APEFORENSE em honra desse facto tornou a Virgínia Lynch membro honorário de honra. Parabéns a todos os enfermeiros, e um especial agradecimento a todos aqueles que trabalham nesta área tão importante. Cuidamos para que se faça justiça. Aproveitamos para recordar que dia 11 de Outubro temos o 1º Seminário em Enfermagem Forense. 

                              

sábado, 10 de maio de 2014

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Livro - Enfermagem Forense

Já se encontra à venda esta obra que se encontra dividida em dois volumes. Publicado pela editora LIDEL e com o apoio cientifico da APEFORENSE.